Dalpet Blog

ASPECTOS DA UROLITÍASE EM GATOS

ASPECTOS DA UROLITÍASE EM GATOS

Saúde


28 NOV 2023

Introdução

Devido a origem do gato ele apresenta um comportamento de menor consumo de água durante o dia, isso pode ocasionar grandes problemas a sua saúde, sendo a formação de cálculos urinários (urólitos) um dos mais graves.

Em gatos temos uma incidencia de 25% dos animais com doença no trato urinário inferior. Tendo um elevado nível de reincidencia se não bem conduzida o tratamento desta doença.

A urolitíase é uma afeccção metabólica de uma serie de fatores. Ela ocasiona a precipitação de cristais em urinas superconcentradas. Essa condição se dá muitas vezes devido ao desbalanceamento do pH urinário do animal, que deve estar entre 6,2 e 6,8, sendo o alimento do gato um grande influente para o balanceamento adequado do mesmo.

Quando este pH se encontra ácido demais (abaixo de 6,2), podemos encontrar a formação do oxalato de cálcio, e se o pH estiver ligeiramente alcalino (acima de 7) encontraremos a estruvita, ambos gerando grande desconforto para o animal e por muitas vezes a cirurgia de remoção sendo necessária. Além do baixo consumo de água, outros fatores podem influenciar na formação destes cálculos, como o estresse, dieta inadequada, infecções urinárias, obesidade, falta de exercício físico e predisposição genética.

 

Sintomas e diagnóstico 

Os sintomas mais comuns da urolitíase incluem a presença de sangue na urina, dificuldade e dor ao urinar, lambedura da genitália, urinar em pequenas quantidades diversas vezes ao dia, perda de apetite e vômitos.

Para o diagnóstico devem associar os sintomas apresentados pelo felino com exames de imagem (radiografia simples, radiografia constrastada ou ultrassonografia), podendo ter também a palpação direta ou indireta pelo médico veterinario. 

*Lembrando sempre em casos de suspeitas da doença levar ao médico veterinario para o diagnostico e tratamento.

 

Prevenção 

Para se previnir esta doença o mais importante é entendermos a alimentação dos gatos, e com base nisto, ter uma dieta balanceada e aumentar o consumo de água, sendo necessário o acesso a água fresca e limpa, potes espalhados por toda residência e oferecer alimento úmido, além de ter um ambiente que evite causar estresse ao animal.
Tutores de gatos devem sempre estar atentos a rotina de seu animal, para que problemas como os cálculos urinários sejam evitados.