OUTUBRO ROSA PET: CÂNCER DE MAMA EM CÃES E GATOS.
Saúde
06 OUT 2022
O Outubro Rosa é um mês de extrema importância para conscientização sobre o câncer de mama, a campanha tem o intuito de informar sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Infelizmente o câncer de mama também é um problema que atinge nossos amigos de quatro patas. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama atinge pelo menos 45% das fêmeas caninas. No caso das gatas, a doença atinge pelo menos 30% e cerca de 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento. Apesar de ser incomum, os cães e gatos machos também podem desenvolver a doença. Desse modo, é indispensável manter os cuidados para prevenção e ficar atento aos sinais para um diagnóstico precoce.
Como prevenir o câncer de mama em pets?
A principal forma de prevenção é a castração, que deve ser realizada até o primeiro ano de vida do pet. A castração tardia pode não reduzir tanto o risco de desenvolvimento do tumor. Para as fêmeas, evitar o uso de anticoncepcionais também é uma forma de prevenção. Caso o uso seja necessário, deve ser sempre recomendado e acompanhado pelo médico veterinário. Outras questões também auxiliam na saúde geral do pet, como a adoção de uma alimentação balanceada com os nutrientes essenciais e os check-ups regulares.
Quais são as causas e sintomas da doença?
No geral, a doença atinge animais mais velhos, principalmente os que não foram castrados ou foram castrados tardiamente, mas outros fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais também podem contribuir para o aparecimento do tumor.
Alguns fatores que podem causar o câncer de mama:
- Crescimento desordenado das células mamárias;
- Gravidez psicológica;
- Medicamentos hormonais, como anticoncepcionais e alguns tipos de suplementos;
- Obesidade e idade avançada.
Fique atento aos principais sintomas:
- Nódulos, inchaços e alteração de coloração nas mamas (avermelhadas ou arroxeadas);
- Feridas, dor ou desconforto na região;
- Secreção e/ou odor desagradável nas mamas.
O câncer também pode gerar reações no pet, como apatia, vômitos, febre ou mudança no apetite.
É fundamental o diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento. Ao perceber qualquer sintoma, leve seu pet ao veterinário para iniciar os exames necessários. Como comentamos anteriormente, o check-up periódico também é uma forma de prevenção. A saúde deles é o que mais importa.
Até a próxima.
Confira também nossas redes sociais.