Dalpet Blog

ALIMENTAÇÃO DOS GATOS

ALIMENTAÇÃO DOS GATOS

Alimentação


12 OUT 2017

Os gatos possuem necessidades alimentares diferentes dos cães. A deficiência de algumas enzimas torna os gatos incapazes de sintetizar determinados nutrientes no organismo. Seu sistema digestivo é mais delicado e exige alimentos de maior digestibilidade, boa qualidade de proteína e gorduras, água sempre fresca e doses adequadas de hidratos de carbono, sais minerais, taurina, vitamina A e ácido aracdônico. Alimentar o gato de forma correta desde filhote é influenciar a saúde do animal por toda a vida.

Lembre-se:

Evite oferecer ao seu animal alimentos como bolachas, chocolates, sorvetes, pães e bolos, pois podem causar problemas.

Idade

A necessidade alimentar dos gatos muda de acordo com a idade. Quando são filhotes eles comem várias vezes ao dia. Além disso, exigem maior proporção de vitaminas, minerais e proteínas, pois seu crescimento é mais rápido nesse período. A partir de um ano de idade o animal já pode receber ração adulta.

À medida que vai crescendo, o gato passa a se alimentar menos. Por isso, o número de refeições deve ser reduzido gradativamente.

 

Paladar

O paladar dos gatos é diferente. Alguns não aceitam alimentos que outros gatos adoram. São muito seletivos e zelosos,por isso não deixe o comedouro, o bebedouro e a caixinha de areia sujos. Ao contrário dos cães, que devem ser alimentados duas a três vezes por dia, os gatos têm o hábito de comerem pouco o dia todo.

 

Recomendações importantes

- Ofereça a quantidade de ração estabelecida pelo fabricante.

- Não ofereça doces, massas, alimentos condimentados e restos de comida. Tudo isto é desnecessário para o gato e podem causar obesidade, problemas de pele e, principalmente, a falta de nutrientes essenciais.

- Nunca dê ossos ao animal. Seus fragmentos podem ferir a boca, garganta e estômago, além de perfurar o intestino, levando à morte.