Dalpet Blog

Saúde do pet: Importância das visitas regulares ao veterinário

Saúde do pet: Importância das visitas regulares ao veterinário

Cuidados


08 SET 2022

Nossos pets merecem todo amor e cuidado, e um dos principais é a visita ao médico veterinário. Algumas pessoas levam seus bichinhos apenas em época de vacina ou quando algo grave acontece, porém manter consultas regulares ajuda no diagnóstico precoce de doenças e no bem-estar do animal. Todos os bichinhos, seja gato ou cachorro, pequeno ou grande porte, precisam de um acompanhamento do veterinário. Isso é essencial para saúde deles. Desse modo, separamos algumas dicas para você cuidar do seu animalzinho, lembrando que o médico veterinário é um dos melhores amigos de nossos pets.

 

Primeira ida ao médico veterinário

É importante levar o pet ao veterinário assim que ele chega na sua família. Seja filhote ou adulto, é necessário a avaliação do profissional sobre sua saúde atual, predisposições genéticas e demais fatores. O veterinário irá passar orientações fundamentais para o cuidado do bichinho, como alimentação e exercícios. Também é importante iniciar a programação de vacinas. De modo geral, as primeiras vacinas devem ser aplicadas a partir das 8 semanas e a revacinação é anual, além de campanhas para proteção de doenças específicas.

 

Check-up de rotina

Assim como a gente, os pets também precisam de um check-up de rotina. Na consulta o médico veterinário consegue avaliar a partir de exames físicos e laboratoriais. Além de analisar o comportamento geral do pet. Tudo para garantir e manter a saúde do bichinho.

 

 

De acordo com o Hospital Veterinário Carinho de Bicho, as doenças mais comuns, silenciosa para os tutores, diagnosticadas em visitas ao veterinário são:

 

·        Alergias, muitas vezes alimentares

·        Artrites/artroses

·        Cistite

·        Doenças cardiovasculares

·        Doenças endócrinas como hipotiroidismo (em cães), hipertiroidismo (em gatos) e diabetes.

·        Doenças periodontais (o tártaro, além de causar mau cheiro na boca, também é fonte de infecção bacteriana)

·        Doenças renais, especialmente em gatos acima de 8 anos.

·        Obesidade

·        Otite, ou seja, inflamação ou infecção do conduto auditivo

·        Vermes

·        Câncer, principalmente animais acima de 8 anos e não castrados e gatos de vida livre.

·        Leishmaniose

·        Doença do carrapato

·        Insuficiência renal (principalmente em gatos)

·        Intoxicação

 

 

Outra questão é a frequência das consultas, que pode variar de acordo com o caso e idade do seu pet, geralmente são visitas semestrais e anuais, mas é importante seguir a orientação do médico veterinário. Afinal o mais importante é a saúde deles.

 

Até a próxima.

 

Confira também nossas redes sociais.