Dalpet Blog

Meu pet está com pelos caindo, preciso me preocupar? Confira causas e como evitar a queda de pelo

Meu pet está com pelos caindo, preciso me preocupar? Confira causas e como evitar a queda de pelo

Cuidados


11 AGO 2022

A queda de pelos é algo natural que ocorre com cães e gatos, mas como saber se há algum problema? A queda excessiva pode ser um sinal de alerta, mas antes de correr para o veterinário, confira algumas informações importantes para cuidar do seu companheiro, seja cachorro ou gato. 

 

Por que os pelos do meu pet caem?

A troca de pelagem é um processo natural e existe um ciclo composto de três períodos, crescimento (fase anágena), repouso (fase telógena) e queda. Além disso, existem algumas fases da vida dos bichinhos em que o pelo irá cair com mais frequência, como na mudança de estações e na velhice.

Apesar da troca de pelo ser algo típico dos cães e gatos, a perda exagerada pode ser um sinal de alerta para algum problema de saúde. Confira as principais causas que podem levar à queda excessiva dos pelos.

 

Quais são as principais causas da queda de pelo?

Ausência ou perda de pelo localizada: Os gatos geralmente trocam o pelo de maneira uniforme, se há uma perda de pelo localizada, pode ser um problema de saúde. Também pode ocorrer falhas na pelagem devido às lambidas excessivas, que quebram os pelos e causam feridas. Para os cães, algumas raças têm propensão genética à ausência ou a queda de pelos em algumas partes do corpo. Isso pode ocorrer em maior frequência em Pinscher, Dobermann, Chihuahua, Galgo Italiano, Whippet e Dachshund.

 

Alergias e infecções: As doenças dermatológicas, como sarna e dermatite são enfermidades que podem causar sensibilidade e afetar o ciclo do pelo. Do mesmo modo, as infecções de pele por fungos, bactérias ou ácaros também causam irritações, podendo levar à queda de pelos. 

 

Pulgas e carrapatos: Infelizmente nossos bichinhos sofrem muito incômodo com ectoparasitas. Pulgas, carrapatos ou piolhos podem surgir nos pelos dos animais e suas picadas geram uma coceira intensa. Para aliviar o incômodo, os pets acabam mordendo e coçando a região, assim, os pelos são arrancados e a pelagem prejudicada.

 

Alimentação: O desiquilíbrio nutricional é algo que afeta diretamente a saúde do bichinho e pode resultar na queda excessiva de pelo. É preciso fornecer alimentos adequados que sejam fonte de vitaminas e proteínas. Nossas linhas DalCat D+ (gatos) e Pro Omega (cães) possuem semente de linhaça, que é fonte de ômega 3 e ômega 6 para pele e pelos mais saudáveis. No caso dos gatinhos, também possui fibras especiais e equilibradas para auxiliar na eliminação da bola de pelo. Composição nutricional pensada para proteger a saúde do seu companheiro. 

 

Para proteger a saúde do seu amigo, as causas precisam e devem ser acompanhadas com a orientação de um veterinário.

 

E tenho como evitar a queda de pelos?  

O tratamento vai variar conforme a causa primária e diagnóstico do veterinário. Mas existem algumas medidas preventivas que podem ajudar a evitar a queda de pelo do seu bichinho.

 

Higiene e escovação são cuidados básicos com os pelos e devem fazer parte da rotina. A escovação ajuda muito a retirar os pelos e evitar que caiam pela casa.

 

A desparasitação é um processo essencial para saúde do bichinho, tenha um controle regular para evitar infestações por pulgas e carrapatos e proteger o seu pet.

 

O estresse também é algo que pode afetar a qualidade de vida dos pets. Por isso, mantenha um ambiente saudável e divertido para eles. Passeios diários também ajudam a aliviar o estresse, principalmente para cães.

 

Por fim, a alimentação é algo essencial para manter seu companheiro feliz e saudável. As rações premium oferecem fonte de fibras, vitaminas e minerais que ajudam na troca de pelagem e na qualidade de vida em geral do seu amigo.

Conheça nossa linha completa para cães e gatos.

 

 

Confira também nossas redes sociais.

 

Até a próxima.