DOENÇAS ORAIS GATOS
Saúde
02 NOV 2017
As principais causas de doença oral no gato estão relacionadas à alimentação inadequada, má oclusão e trauma dental. A maioria das doenças orais é fácil de ser diagnosticada visualmente. Os sintomas são fáceis de perceber: salivação em excesso, má oclusão, crescimento dental excessivo, apatia, anorexia, emagrecimento, mau hálito, inchaço da face, corrimento nasal e fraturas dentárias. As doenças orais mais comuns são o tártaro e a cárie.
Cárie:
O que é – A cárie é um processo de desmineralização das camadas superficiais do dente por enzimas e materiais do metabolismo bacteriano. Os dentes mais afetados são os molares superiores e o primeiro molar inferior.
Como prevenir – A prevenção é feita através da escovação diária dos dentes com pasta de dentes específica para animais, encontrada em pet shops.
O tratamento depende da extensão da lesão. Em lesões leves a restauração já é suficiente.
Tártaro:
O que é – Causado pelo acúmulo de substâncias com alta concentração de carboidratos fermentáveis sobre o esmalte dos dentes. Ataca cães e gatos de qualquer idade, principalmente os de idade avançada. O tipo de alimentação fornecida também é responsável por seu aparecimento. Alimentos muito úmidos, por exemplo, provocam mais tártaro. Também é causado por dentição dupla, ou seja, quando o dente de leite não cai.
Sintomas – Salivação em excesso, diminuição do apetite, mau hálito, colocação da pata na boca, hipersensibilidade da região bucal e coloração diferente no dente, com placas amarelas sobre ele.
Consequências – O acúmulo excessivo do tártaro gera várias complicações,entre elas, os problemas renais e a endocardite, que é a inflamação cardíaca por bactérias ou fungos.
Como prevenir – Há diversas formas de prevenir o surgimento do tártaro:
- Realizar escovação diária
- Alimentar o gato com rações secas
- Não oferecer alimentos como doces, bolachas, massas, entre outros
- Remover o tártaro de forma periódica