Dalpet Blog

Pets na terapia: como os amigos de pelo ajudam em tratamentos.

Pets na terapia: como os amigos de pelo ajudam em tratamentos.

Comportamento


12 JAN 2022

Que os pets são grandes companheiros e extremamente leais todo mundo já sabe, mas você sabia que eles podem ajudar muito em tratamentos psíquicos e relacionados a coordenação motora?

Existem diversos tipos de terapia, mas as mais comuns costumam ser:

 


- Equinoterapia: é a terapia com cavalos. Com ela, é possível estimular aspectos motores e emocionais, focando no equilíbrio, concentração, autoestima e coragem. Para idosos e crianças são utilizados pôneis.

 


- Terapia assistida: o convívio com os cachorros ajuda a tratar casos de ansiedade, depressão, doenças vasculares e hipertensão. Pode também ser realizada com gatos e coelhos.

 


As terapias com pets são um grande sucesso devido o conforto e bem-estar que os animais trazem, gerando melhoras nas respostas de tratamentos médicos. Eles servem como um grande suporte, pois muitos pacientes que passam pela terapia ficam internados, se sentindo isolados, e essa companhia de quatro patas desempenha um papel especial na recuperação dando muita atenção durante cada etapa.

 


Os efeitos positivos que os animais fornecem às pessoas é algo observado há muito tempo. Estudos da Associação Americana do Coração afirmam que ter um pet nos ajuda a viver melhor e por mais tempo, isso pois eles fazem com a nossa carga de atividade física seja maior, ampliando a reação do organismo contra o estresse, pressão arterial e reduzindo níveis de colesterol.

 


Viu só como os pets fazem bem? Mais um motivo para amar esses peludinhos e desejar um mundo com mais bichinhos!