Dalpet Blog

Treinamento de cães-guias

Treinamento de cães-guias

Especial


30 JUL 2021

O processo de treinamento dos cães-guias do Instituto Hellen Keller é repleto de detalhes e cuidados para que cada animal seja perfeito para quem necessita.

O treinamento começa desde a cruza, escolhendo geneticamente fêmeas e machos com DNAs ideais para a função de cão-guia. A mãe e os filhotes são monitorados por um especialista que avalia o comportamento, físico, personalidade e se está apto ou não para o trabalho.

Após selecionados, os cães passam por simulações de situações comuns do cotidiano das pessoas, e, depois do desmame, os filhotes são levados para uma família socializadora, onde ficam até completar dois anos de idade. Nesse momento, é função deles levar os cães para diversos lugares e conhecer diferentes animais.

Ao atingir a idade recomendada, o cão retorna ao instituto e é treinado por um profissional para desenvolver o senso de direção, tomada de decisão e entender a diferença do momento de “trabalho” e de lazer. É avaliado também se o cão se sente feliz realizando essas tarefas.

Depois da seleção do cão e humano, ambos ficam 3 semanas em um local criado para adaptação, dentro do instituto. No fim desse processo, o novo tutor leva o cão para casa, tendo acompanhamento profissional semanalmente por um ano.

Como em nossas vidas, nem todos queremos seguir a mesma profissão, por conta disso, nem todo cão que está no programa de formação segue como cão guia, hoje a média mundial de aproveitamento é de 30%, isto é, apenas 3 de 10 cães conseguem se formar como cães guias, no entanto eles podem mudar de carreira, se tornarem cães de assistência à criança ou adolescente com TEA, cães de apoio emocional ou serem aposentados e se tornaram cães de casa. Para todas as atividades são analisadas as capacidades emocionais, físicas e a personalidade de cada cão, buscando sempre o ambiente e situações qual a própria natureza do cão consiga administrar.