Dalpet Blog

Os superpoderes dos pets: A visão dos gatos

Os superpoderes dos pets: A visão dos gatos

Especial


18 JUL 2018

A visão dos gatos é extremamente poderosa. Como fazem parte da família dos felinos, eles possuem características únicas e peculiaridades interessantes. As principais características ligadas à visão são:

- Ao contrário dos humanos que enxergam cores mais vibrantes durante o dia, a visão dos gatos se intensifica durante a noite, captando muito mais luz do que nós. 

- Nós possuímos um campo de visão de cerca de 180 graus, já os felinos possuem um campo de visão mais amplo, cerca de 200 graus (alguns estudos variam para até 240 graus), agregando então, vantagem na visão periférica. 

- Os bichanos possuem percepções das cores amarelo e azul / azul e vermelho, dependendo de pesquisas. O que pode ser confirmado é que eles não enxergam a cor verde. Tons de cinza também são percebidos pelos bichanos.

 - A visão dos gatos à noite é privilegiada por conta da estrutura dos seus olhos. Eles possuem uma espécie de refletores que estimulam os cones e bastonetes (receptores) a enxergarem mais cores e formatos, percebendo então mais objetos/pessoas do que nós. A quantidade de receptores que os gatos possuem chega a ser três vezes maior do que a nossa.

 - Suas pupilas podem dilatar até três vezes mais do que a nossa, captando muito mais luz nos momentos propícios, como nas “caçadas noturnas”. Já no período diurno, os gatos conseguem reduzir o tamanho da pupila para evitar a exposição máxima das luzes, com isso, reduzem a proporção de captação de cores e sua capacidade de enxergar à distância.

 - Os gatos possuem uma terceira pálpebra que é chamada de “membrana nictitante”. Ela é responsável por lubrificar os olhos dos bichanos e protegê-los de agressões externas, como arranhões, por exemplo.

É muito interessante como um animal que vive tão perto de nós consegue ter características tão interessantes, né? Pois bem, esperamos que você tenha gostado das características! Nos vemos na próxima semana, até logo! 

 

Fonte: Gatoteca, Super Intertessante, Mundo Estranho.