Dalpet Blog

MICÇÃO DE CACHORROS

MICÇÃO DE CACHORROS

Comportamento


23 OUT 2017

Geralmente são causados por ansiedade pela separação, por medo de determinado estímulo (trovões ou ruídos) ou hábito de animais habituados a viver dentro de casa, já que o cão não tem inibições para urinar. Além disso, a micção dentro de casa pode ser causada por moléstia, afecções fisiopatológicas e pelas causas a seguir:

Marcação pela urina: é própria de cães machos não castrados, após atingir a maturidade sexual. A quantidade de urina geralmente é pequena, sendo regularmente depositada em locais específicos, principalmente em objetos verticais. Alguns cães machos, mesmo quando castrados, são estimulados a fazer marcação pela urina quando há cadelas no cio na vizinhança.

Micção por submissão: ocorre muitas vezes com cão jovem e adulto durante respostas de saudação ou quando o dono chama sua atenção. À medida que o cão amadurece, o comportamento geralmente cessa.

Micção por excitamento: é frequente em cães jovens, em circunstâncias altamente excitantes, como a saudação ao dono ou nas brincadeiras. O cão não assume necessariamente uma postura submissa, mas pode urinar enquanto está em pé ou andando.