Dalpet Blog

DOENÇAS ALÉRGICAS

DOENÇAS ALÉRGICAS

Saúde


30 OUT 2017

A maior parte das doenças alérgicas é causada por problemas dermatológicos.

As dermatoses alérgicas podem ter diversas aparências e ser causadas por substâncias alérgicas introduzidas no corpo por inalação, pelo contato direto com a pele, através de alimentos ou de injeções. Veja quais são os três tipos de alergias mais comuns nos cães:

Atopia: Prurido intenso especialmente na face, dobras dos braços e região das unhas. Raramente ocorrem antes de 1 a 3 anos de idade e pode acontecer em idades mais avançadas. Comum em raças como Boxer, Dálmata e vários tipos de Terrier.

Alergia por contato: Prurido leve a moderado. Alterações na pele do abdome. Vermelhidão ao redor da boca, devido a comedouros de plástico. É frequente em animais a partir de um ano de idade.

Alergia alimentar: Ocasiona diarreia, vômito e prurido moderado espalhado por todo o corpo. Frequentemente ocorre seborreia secundária. Comum em animais de 2 a 4 meses de idade.  Dentre as raças caninas mais predispostas pode-se citar o Cocker Spaniel, o Labrador, o Collie, o Schnauzer, o SharPei, o Poodle, o West Highland,o Boxer, o LhasaApso e o Teckel. As lesões incluem alopecia focal ou disseminada, eritema, pápulas, pústulas, crostas,hiperqueratose ou liquenificação, descamação, untuosidade ou ressecamento cutâneo.