Dalpet Blog

DNA DalPet: Dálmata

DNA DalPet: Dálmata

Raças


19 SET 2018

Origem – Como o próprio nome revela, esta raça tem suas origens na Dalmácia, região da antiga Iugoslávia, mas esta indicação não é de consenso. Ao que tudo indica, é uma raça muito mais antiga, pois existem ilustrações na Grécia e no Oriente mostrando animais idênticos, tanto na pelagem quanto na expressão. Seja como for, o Dálmata tornou-se um cão bastante popular, seja por conta da nominação do Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos a eleger o Dálmata como mascote, podendo ser encontrado em vários quartéis ou no cinema, contribuindo para uma explosão de popularidade da raça com o desenho “Os 101 Dálmatas”, dos estúdios Walt Disney.

Temperamento – São muito fiéis, dóceis, amorosos e dedicados aos donos. Tanto que, quando há oportunidade, têm o hábito de segui-los, independente do meio de transporte. Por isso eram apelidados, na Inglaterra, de “Cães de Carruagem”, pois era elegante ter seu veículo seguido por um ou mais Dálmatas. É uma raça alegre, brincalhona, muito ativa e de expressão inteligente.

Características físicas – O Dálmata é bastante forte, musculoso e ativo. Resistente e veloz, tem grande beleza e equilíbrio estético. Por possuir um bom olfato, já foi usado como cão de caça.

Sua pelagem manchada, com pelos curtos, densos, finos, lisos e brilhantes é realmente muito elegante. Existem dois tipos aceitáveis de manchas: as de cor de fígado e as pretas, sempre sobre fundo branco puro. Na aparência geral, é um cão forte, de linhas harmoniosas e simétricas, com cauda longa que chicoteia de lado a lado.